Com mais de 2,1 milhões de novas ações em 2024, empresas enfrentam riscos crescentes por falhas em escalas, jornadas e horas extras
Área do Cliente
Notícia
INSS: Associações investigadas prometem vantagens e “luta”
Desconto é permitido desde os anos 90 e levou a proliferação de entidades
As associações investigadas pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) por montarem um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões prometem aos associados uma série de benefícios, além de “luta”.
Sindicalistas ouvidos pela CNN contam que até 1990 os sindicatos das categorias tinham núcleos para representar os aposentados.
Essa configuração mudou em 1991, quando foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Fernando Collor a lei que autoriza entidades associativas de aposentados e pensionistas a fazerem descontos em folha em troca de benefícios.
Surgiu assim um novo ramo de ação sindical: as associações e sindicatos para aposentados e pensionistas de todas as categorias.
Muitas delas foram encampadas pelas centrais sindicais nacionais e entraram no ambiente de disputa política.
Essas entidades prometem aos aposentados “lutar” por seus direitos, mas também benefícios como colônia de férias, descontos em remédios, plano odontológico e até funerário.
Um dos alvos da investigação, o Sindicato Nacional dos Aposentados oferece em seu site descontos em folha de 0,6% com direito a remédios mais baratos, até 2,5% para quem quiser concorrer a “premiações mensais”.
A entidade explica que o aposentado que recebe R$ 1.518 tem um desconto de “apenas” R$ 37,95 por mês. A página da entidade na internet ignorou o escândalo, como a maioria das associações.
A Polícia Federal aponta no relatório da investigação que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi/FS), que tem José Ferreira da Silva, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como vice-presidente, aumentou seu faturamento com base na arrecadação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Notícias Técnicas
Entenda a controvérsia sobre pedidos diretos de RIFs ao Coaf por polícias civis e MP sem decisão judicial: dados de 2024, argumentos opostos e disputas STF vs. STJ
Projeto continua em análise na Câmara dos Deputados
Confira os prazos e declarações fiscais que pessoas jurídicas e físicas devem cumprir nesta semana para evitar multas e manter a conformidade fiscal
O Conselho Federal de Contabilidade lançou, o Destinômetro – uma plataforma que apresenta, em tempo real, as doações feitas por pessoas físicas a dois importantes instrumentos de apoio social
Notícias Empresariais
Nesta quarta-feira, 18, o Comitê Política Monetária anunciará sua nova decisão de política monetária. A maioria do mercado aposta em uma pausa no ciclo de aperto monetário
Como a Reforma Tributária Vai Transformar o Mercado de Aluguéis para Proprietários e Investidores
Mercado Livre é principal ativo buscado por gestores nos mercados emergentes
Presidente da Câmara afirma que ambiente na Casa não é favorável ao aumento de tributos
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional