Desconto é permitido desde os anos 90 e levou a proliferação de entidades
Área do Cliente
Notícia
INSS: Associações investigadas prometem vantagens e “luta”
Desconto é permitido desde os anos 90 e levou a proliferação de entidades
As associações investigadas pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) por montarem um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões prometem aos associados uma série de benefícios, além de “luta”.
Sindicalistas ouvidos pela CNN contam que até 1990 os sindicatos das categorias tinham núcleos para representar os aposentados.
Essa configuração mudou em 1991, quando foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Fernando Collor a lei que autoriza entidades associativas de aposentados e pensionistas a fazerem descontos em folha em troca de benefícios.
Surgiu assim um novo ramo de ação sindical: as associações e sindicatos para aposentados e pensionistas de todas as categorias.
Muitas delas foram encampadas pelas centrais sindicais nacionais e entraram no ambiente de disputa política.
Essas entidades prometem aos aposentados “lutar” por seus direitos, mas também benefícios como colônia de férias, descontos em remédios, plano odontológico e até funerário.
Um dos alvos da investigação, o Sindicato Nacional dos Aposentados oferece em seu site descontos em folha de 0,6% com direito a remédios mais baratos, até 2,5% para quem quiser concorrer a “premiações mensais”.
A entidade explica que o aposentado que recebe R$ 1.518 tem um desconto de “apenas” R$ 37,95 por mês. A página da entidade na internet ignorou o escândalo, como a maioria das associações.
A Polícia Federal aponta no relatório da investigação que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi/FS), que tem José Ferreira da Silva, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como vice-presidente, aumentou seu faturamento com base na arrecadação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Notícias Técnicas
Decisão marca novo entendimento da 3ª Turma, que fixou parâmetros, mas deixa para TRT definir percentual
Ministro Wolney Queiroz coordenou entrevista coletiva no Palácio do Planalto
A ausência de negociação coletiva, por si só, não acarreta a condenação, destaca a decisão
A Súmula nº 439 do TST (overruling) se encontra superada, em razão da alteração da situação jurídica por força do que decidiu o STF na ADC nº 58, inclusive em reclamações constitucionais — fato observado, inclusive, pela própria SDI-1 do TST
Notícias Empresariais
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
De receitas familiares a paixões pessoais, maternidade inspira a criação de pequenos negócios; conheça histórias de empreendedorismo entre mães e filhos
Durante lançamento oficial de ferramenta produzida em parceria entre Receita Federal e B3, ministro da Fazenda destacou avanços que a digitalização dos serviços proporciona à população brasileira
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai implementar novas regras para a contagem de prazos processuais e a utilização de sistemas eletrônicos na Justiça brasileira
Iniciativa foi apresentada durante o segundo dia da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília (DF)
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional