Desconto é permitido desde os anos 90 e levou a proliferação de entidades
Área do Cliente
Notícia
SPED: preenchimento da nota e erros merecem atenção
Implantação do sistema ainda gera dúvidas, especialmente no que diz respeito à obrigatoriedade da adoção e ao próprio manuseio operacional
Adriele Marchesini
A implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) ainda gera dúvidas aos contribuintes brasileiros — especialmente no que diz respeito à obrigatoriedade da adoção e ao próprio manuseio operacional. Já entre o principal cuidado, está evitar o repasse de informações incorretas ao Fisco.
De acordo com especialistas, é preciso ter em mente que a implantação do programa tem três vertentes: o da implantação da nota fiscal eletrônica (NF-e), que está em processo de substituição do papel convencional; a área fiscal, que trata da escrituração da companhia; e a contábil, que engloba a declaração e recolhimento de tributos.
“Como o SPED vai fazer com que a informação das operações cheguem muito mais rápido ao conhecimento do Fisco, o principal objetivo é diminuir os erros de informação”, ponderoua gerente de Tributos Indiretos da FiscoSoft, Daniela Geovanini. Dessa forma, o desafio é trabalhar de uma forma integrada com diversos setores da empresa, para que não haja desacordo de informações e, em consequentemente, transmissão de dados errados.
Quem deve
Segundo Daniela, a obrigatoriedade da adoção do sistema tem diferenciação nas três vertentes. No caso da emissão da nota fiscal eletrônico, depende da atividade exercida. De forma geral, são grandes contribuintes, como por exemplo fabricantes e atacadistas de vários setores.
Existe um calendário de implantação. Para se ter uma ideia, em abril mais 25 segmentos irão ser enquadrados no processo. Entre eles, estão importadores de automóveis camionetes, utilitários, caminhões, ônibus e motocicletas; fabricantes e importadores de baterias e acumuladores para veículos automotores; produtores, formuladores, importadores e distribuidores de solventes derivados de petróleo; comerciantes atacadistas a granel de solventes derivados de petróleo, entre outros.
No caso do SPED fiscal, a obrigatoriedade está de acordo com descriminação em protocolo por razão social. Por fim, o contábil engloba, independentemente da atividade, as empresas que recolhem tributo sobre lucro real.
Atenção
Daniela informou ainda alguns detalhes que merecem atenção no que diz respeito ao novo sistema:
• Detalhamento: na NF-e a escrituração é muito detalhada. No modelo papel, por exemplo, não era preciso descriminar o pagamento de PIS e Cofins sobre o produto. Com o SPED, é necessário
• Data de saída da mercadoria: no momento de emissão da nota, é preciso gerar um arquivo e encaminhar para o Fisco — que libera ou não o registro. No momento do envio, não se sabe exatamente a data de saída da mercadoria. O problema deve ser resolvido de acordo com orientação da Receita.
• Plano de contas referencial: por enquanto, as empresas não estão obrigadas a aderir ao plano, que é divulgado e montado pelo Fisco.
Notícias Técnicas
Decisão marca novo entendimento da 3ª Turma, que fixou parâmetros, mas deixa para TRT definir percentual
Ministro Wolney Queiroz coordenou entrevista coletiva no Palácio do Planalto
A ausência de negociação coletiva, por si só, não acarreta a condenação, destaca a decisão
A Súmula nº 439 do TST (overruling) se encontra superada, em razão da alteração da situação jurídica por força do que decidiu o STF na ADC nº 58, inclusive em reclamações constitucionais — fato observado, inclusive, pela própria SDI-1 do TST
Notícias Empresariais
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
De receitas familiares a paixões pessoais, maternidade inspira a criação de pequenos negócios; conheça histórias de empreendedorismo entre mães e filhos
Durante lançamento oficial de ferramenta produzida em parceria entre Receita Federal e B3, ministro da Fazenda destacou avanços que a digitalização dos serviços proporciona à população brasileira
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai implementar novas regras para a contagem de prazos processuais e a utilização de sistemas eletrônicos na Justiça brasileira
Iniciativa foi apresentada durante o segundo dia da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília (DF)
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional