Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
Área do Cliente
Notícia
Senado pode retomar reforma fiscal em maio
Acerto de contas: desafio do Congresso é aprovar a reforma do sistema tributário do país em momento de retração da receita fiscal decorrente da crise internacional
Se os planos do governo e do empresariado derem certo, a reforma tributária, que voltou a ser projeto prioritário no Congresso, está prevista para chegar ao Senado ainda neste semestre. Aprovado na comissão especial da Câmara no final do ano passado, o relatório do deputado Sandro Mabel (PR-GO), atual líder do seu partido, deve começar a ser votado em março pelo Plenário. A previsão de Mabel é concluir até o final de abril o exame do substitutivo às propostas de emenda constitucional (PECs 233/08, 31/07 e 45/07).
Na avaliação do DEM, que se tornou o principal opositor à reforma na retomada das negociações neste ano, o calendário é otimista. Mas ele já foi discutido, segundo Mabel, com o presidente da Câmara, Michel Temer. E será testado nas conversas com os líderes partidários naquela Casa, que voltam a se reunir na quarta-feira, a partir das 14h.
Um dos principais assuntos será a apresentação de estimativas atualizadas sobre as perdas de arrecadação dos estados com o novo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um dos pontos nevrálgicos da reforma, principalmente nesse cenário de crise. O primeiro encontro entre os líderes, na última quinta-feira, foi tenso e não houve acordo em torno das emendas aglutinativas, nas quais se tentará resolver as divergências com a oposição nesta reta final.
O PSDB, por exemplo, quer limite mais rígido para o aumento da carga tributária da União com o novo Imposto sobre Valor Adicionado Federal (IVA-F), que irá fundir o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o salário-educação, e o chamado PIS/Cofins-Importação. O aumento da receita do IVA-F não poderá ultrapassar a variação do PIB (produto interno bruto).
No texto aprovado pela comissão, prevaleceu a proposta do governo de aumento real de até 5% ao ano, nos dois exercícios iniciais de vigência do IVA-F, quando comparado à receita no ano anterior dos tributos por ele substituídos. "Estamos estudando com o Ministério da Fazenda como chegar a um equilíbrio entre as duas propostas", disse Mabel ao Jornal do Senado.
Como essa, há várias outras pendências. Um seminário internacional sobre reforma tributária, com especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dias 3 e 4 de março na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, deve turbinar as discussões.
Mabel informou que os presidentes José Sarney, do Senado, Temer, da Câmara, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, devem abrir o seminário que contará, segundo ele, com a presença de senadores, deputados, representantes dos governos, de federações patronais e de trabalhadores, entre outros. "É uma manifestação de que queremos votar a reforma", assinalou Mabel.
No Senado, existe uma proposta formulada por Francisco Dornelles (PP-RJ), aprovada em dezembro pela Subcomissão de Reforma Tributária. Mais ampla que o IVA-F, a proposta de Dornelles prevê a criação do IVA-Nacional, que também incluiria o ICMS e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Notícias Técnicas
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Transformações, desafios e novas dinâmicas moldam o presente e o futuro das relações de trabalho no Brasil em meio a demissões voluntárias
Maio é último mês de declaração do imposto de renda, mas também temos outras obrigações à vista
Notícias Empresariais
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.