Evento gratuito em 3 de julho vai abordar ECF, IA para contadores, reforma tributária e novas regras trabalhistas; inscrições estão abertas.
Área do Cliente
Notícia
Home office pode atrapalhar na produtividade de profissionais contábeis?
Embora a modalidade de trabalho 100% remoto tenha recuado desde então, ela ainda segue cinco vezes acima do nível pré-pandemia, segundo pesquisa do grupo americano Pew Research Center.
O home office tornou-se uma modalidade de trabalho que se estende mesmo após o controle da pandemia da Covid-19.
Embora a modalidade de trabalho 100% remoto tenha recuado desde então, ela ainda segue cinco vezes acima do nível pré-pandemia, segundo pesquisa do grupo americano Pew Research Center.
A pesquisa também revelou que de 2019 até o início de 2023, a parcela de vagas que dizem que os funcionários podem trabalhar remotamente pelo menos alguns dias da semana cresceu mais do que três vezes nos Estados Unidos.
Assim como outras carreiras, diante desse novo cenário com novas possibilidades, a profissão contábil também acabou ficando na mira do trabalho remoto.
Além disso, a empresa poderá contar com a otimização de tempo. As chances de um funcionário atrasar são mínimas, já que não precisará contar com um congestionamento no trânsito, por exemplo.
Outro fator que é benéfico é a redução de custos. Se a empresa não conta com funcionários presencialmente, não terá gasto de energia, internet ou manutenção do escritório.
Vale ainda dizer que, com a evolução da internet e tecnologia, grande parte dos processos e demandas contábeis podem ser resolvidas a distância.
Desvantagens
Levando em consideração os pontos negativos do home office na contabilidade, destaca-se um que é um dos mais preocupantes, a produtividade.
Caso o ambiente de trabalho remoto tenha várias distrações, é evidente que o foco no trabalho pode ser prejudicado.
Além disso, se o trabalhador não estabelecer metas individuais e coletivas, quando trabalha remoto, o seu lado profissional pode perder o foco e, para a contabilidade, a falta de concentração pode ser um dano.
Além disso, quando o contador precisa ter um contato direto com o cliente, estar em home office pode dificultar isso, já que reuniões virtuais podem ser o caminho para isso. Apesar disso, um contato físico e presencial poderá render muito mais para ambas as partes.
Fonte: Portal Contábeis
O home office tornou-se uma modalidade de trabalho que se estende mesmo após o controle da pandemia da Covid-19.
Embora a modalidade de trabalho 100% remoto tenha recuado desde então, ela ainda segue cinco vezes acima do nível pré-pandemia, segundo pesquisa do grupo americano Pew Research Center.
A pesquisa também revelou que de 2019 até o início de 2023, a parcela de vagas que dizem que os funcionários podem trabalhar remotamente pelo menos alguns dias da semana cresceu mais do que três vezes nos Estados Unidos.
Assim como outras carreiras, diante desse novo cenário com novas possibilidades, a profissão contábil também acabou ficando na mira do trabalho remoto.
Além disso, a empresa poderá contar com a otimização de tempo. As chances de um funcionário atrasar são mínimas, já que não precisará contar com um congestionamento no trânsito, por exemplo.
Outro fator que é benéfico é a redução de custos. Se a empresa não conta com funcionários presencialmente, não terá gasto de energia, internet ou manutenção do escritório.
Vale ainda dizer que, com a evolução da internet e tecnologia, grande parte dos processos e demandas contábeis podem ser resolvidas a distância.
Desvantagens
Levando em consideração os pontos negativos do home office na contabilidade, destaca-se um que é um dos mais preocupantes, a produtividade.
Caso o ambiente de trabalho remoto tenha várias distrações, é evidente que o foco no trabalho pode ser prejudicado.
Além disso, se o trabalhador não estabelecer metas individuais e coletivas, quando trabalha remoto, o seu lado profissional pode perder o foco e, para a contabilidade, a falta de concentração pode ser um dano.
Além disso, quando o contador precisa ter um contato direto com o cliente, estar em home office pode dificultar isso, já que reuniões virtuais podem ser o caminho para isso. Apesar disso, um contato físico e presencial poderá render muito mais para ambas as partes.
Notícias Técnicas
Projeto segue em tramitação na Câmara
Proposta permite ampliar benefícios no IRPF sem metas definidas, alterando regras da LDO de 2025.
Texto segue em análise na Câmara dos Deputados
Atualização técnica define códigos de classificação tributária e crédito presumido do IBS e da CBS, em vigor com a Reforma Tributária
Notícias Empresariais
Estudo da Instituição Fiscal Independente do Senado , divulgado nesta terça-feira, 24, alerta para o risco de insustentabilidade do arcabouço fiscal e coloca em xeque sua sobrevivência
E-commerce nacional movimentou R$ 225 bilhões em 2024; negócios com MPEs foram responsáveis por 30% desses valores
Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar no ranking dos estados com maior número de empresas em RJ
Cenário externo adverso influenciou alta de 0,25 ponto percentual
Além disso, a ata destacou que os próximos passos poderão ser ajustados conforme a necessidade e que o Banco Central não hesitará em continuar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional