Obrigação precisa ser entregue até o próximo dia 31 de julho. Veja dicas para o envio correto
Área do Cliente
Notícia
Como a Inteligência Artificial está transformando o RH e impulsionando o trabalho híbrido
Tecnologia, inovação e governança unem forças para superar os desafios do home office e reinventar a gestão de pessoas nas empresas
A aceleração da transformação digital imposta pelos últimos anos redefiniu completamente a forma como trabalhamos. Entre incertezas e adaptações, o modelo híbrido se consolidou como tendência global, exigindo novas abordagens dos líderes de Recursos Humanos. Neste contexto, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada estratégica para potencializar a produtividade, a colaboração e o bem-estar das equipes — dentro e fora dos escritórios.
De acordo com o estudo Work Trend Index Pulse, da Microsoft, 87% dos profissionais afirmam ser mais produtivos no modelo híbrido. Apesar disso, 85% dos líderes ainda têm dúvidas sobre essa produtividade, revelando um descompasso entre a percepção de quem executa e de quem lidera.
Esse ceticismo, no entanto, pode ser contornado com tecnologia. Um levantamento da Deloitte mostra que, quando as empresas investem em ferramentas adequadas, há um aumento de até 18% na interação entre os times e de 22% na satisfação dos colaboradores. Ou seja, o papel do RH precisa ser cada vez mais orientado por dados, ferramentas digitais e decisões baseadas em IA.
IA como facilitadora da produtividade e da colaboração no RH
Para Aline Swensson, CSO da Unentel, distribuidora de soluções em tecnologia B2B, o verdadeiro potencial das equipes híbridas é revelado quando as habilidades individuais são integradas por meio da tecnologia.
“A Inteligência Artificial acelera processos, promove a colaboração e libera tempo para que o RH atue de forma mais estratégica. É a ponte entre produtividade e bem-estar”, afirma.
Dados da consultoria Forrester reforçam a importância desse movimento: 86% dos colaboradores apontam a falta de comunicação e colaboração como causa de falhas no trabalho. No modelo híbrido, onde parte da equipe está remota, essa lacuna pode ser resolvida com plataformas inteligentes de comunicação, gestão de projetos e análise de desempenho — muitas já impulsionadas por IA generativa.
RH e IA: inovação com responsabilidade
A Inteligência Artificial no ambiente corporativo não se resume à automação. Segundo pesquisa da PwC, 70% dos CEOs globais acreditam que a IA generativa vai transformar a maneira como as empresas criam e capturam valor até 2027.
No RH, isso significa transformar desde o processo de recrutamento — com sistemas que avaliam perfis com mais precisão — até a gestão de clima organizacional, mapeamento de habilidades, planos de desenvolvimento personalizados e políticas de retenção baseadas em comportamento e performance.
Contudo, com grande poder, vem também uma grande responsabilidade.
Governança, privacidade e ética no uso da IA
À medida que a IA avança, cresce também a necessidade de garantir o uso ético, seguro e transparente dessas tecnologias. Para proteger a privacidade de colaboradores, fornecedores e clientes, as empresas precisam implementar políticas claras de governança e compliance, especialmente diante de leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
“A implementação eficaz da IA passa pelo entendimento do valor que ela pode gerar para o negócio. Mais do que adotar uma nova tecnologia, é necessário integrá-la ao modelo operacional e cultural da empresa”, reforça Aline.
Auditorias frequentes dos algoritmos, uso de dados equilibrados e capacitação das equipes de RH são práticas essenciais para evitar vieses, falhas decisórias ou riscos reputacionais.
O papel do RH no novo mundo do trabalho
O futuro do trabalho é híbrido, digital e colaborativo — e o RH precisa ser protagonista dessa transformação. O uso de IA no RH não substitui o toque humano, mas amplifica a capacidade de tomar decisões melhores, mais rápidas e mais justas. Isso se reflete em práticas mais estratégicas, gestão de talentos mais assertiva e ambientes mais inclusivos e produtivos.
Para que isso aconteça, é fundamental que líderes de RH compreendam as potencialidades e os limites da Inteligência Artificial, promovam uma cultura de inovação contínua e garantam que as soluções tecnológicas estejam sempre alinhadas aos valores da organização.
O RH como arquiteto do futuro
A IA não é mais uma tendência distante: ela é o presente que exige preparo, planejamento e protagonismo do RH. Seja para otimizar rotinas, fortalecer a cultura organizacional ou apoiar líderes em decisões complexas, a tecnologia está moldando um novo paradigma de trabalho — mais flexível, colaborativo e inteligente.
Notícias Técnicas
Receita alerta que documentação irregular empresarial pode provocar cancelamento de inscrição estadual
A Câmara dos Deputados aprovou a urgência de projeto que aumenta a licença-paternidade de 5 para 15 dias. A medida corrige uma lei antiga e aproxima o Brasil de outras nações em termos de benefícios para pais
Reajuste salarial é obrigatório por lei e deve ser calculado com base em acordos coletivos e inflação; saiba como aplicar corretamente na empresa
Esses acordos ampliam o tempo que pode ser gasto por trabalhadores, sem remuneração extra, para atividades como troca de uniforme ou banho
Notícias Empresariais
Empresas emocionalmente inteligentes colhem benefícios claros: menos rotatividade, maior engajamento, melhor clima e times mais adaptáveis a mudanças
Interesse por pós-graduação cresce 22% no Brasil e revela tendência de qualificação estratégica nas empresas
As empresas mais admiradas do mundo hoje não são apenas inovadoras são emocionalmente inteligentes
Tecnologia, inovação e governança unem forças para superar os desafios do home office e reinventar a gestão de pessoas nas empresas
Nova modalidade desafia métodos tradicionais e impulsiona a digitalização
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional