Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Área do Cliente
Notícia
Planejamento Contábil bem executado amplia vantagem competitiva entre empresas
Especialista esclarece como erros contábeis e tributários podem custar caro para os empresários e o acerto gera uma vantagem competitiva direta para os mesmos
O dinâmico e imprevisível ambiente de negócios brasileiro, como se sabe, é marcado por algumas características peculiares, caso da alta carga tributária, das frequentes mudanças regulatórias e da acirrada concorrência. Por conta disso, a sobrevivência e o crescimento das empresas dependem de uma prática estratégica: o planejamento contábil. Essa ferramenta se consolidou como ponto decisivo para alavancar a competitividade das companhias.
“É interessante notar, como a contabilidade era encarada, na maioria das empresas, como um mero instrumento de apuração de tributos e cumprimento de obrigações acessórias. Essa visão, infelizmente, atrasou o desenvolvimento de uma cultura de gestão baseada em dados e análises financeiras consistentes”, comenta o especialista fundador e sócio da DIRETO Group, Silvinei Toffanin.
Ele comenta que hoje essa mentalidade vem sendo modificada. “Empresas que adotam o planejamento contábil estratégico perceberam o quanto conseguiram transformar seus dados financeiros em insights poderosos para tomada de decisão, alocação eficiente de recursos, redução de custos e maximização de resultados”.
“Um bom planejamento contábil proporciona que os negócios alcancem a desejada eficiência tributária, ponto que contribui sobremaneira para um destaque de competitividade no mercado. Como o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, é comum encontrar empresas que pagam mais tributos do que deveriam por pura falta de planejamento”, explica o especialista.
Toffanin cita que a escolha do regime tributário adequado (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), o correto enquadramento fiscal e o aproveitamento lícito de incentivos e créditos tributários podem significar uma diferença expressiva na lucratividade. “Ou seja, o erro custa caro e o acerto gera uma vantagem competitiva direta”, afirma.
O especialista afirma que outra vantagem de planejar a contabilidade vem com a previsibilidade financeira, aspecto essencial em um ambiente marcado pela volatilidade econômica. Com uma visão clara do fluxo de caixa, margens de lucro e estrutura de custos, o gestor pode agir com rapidez e segurança frente às oportunidades e riscos do mercado.
Na mesma esteira, ele esclarece o valor da contabilidade na questão da transparência e da governança corporativa. Empresas com uma contabilidade bem estruturada transmitem mais confiança a investidores, instituições financeiras e parceiros de negócios. Dessa forma, conseguem aumentar suas chances de acesso a crédito com melhores condições, atraem investidores e estão mais preparadas para processos de fusões e aquisições.
“Apesar de todos esses benefícios, ainda há empresários que resistem a investir na contabilidade estratégica como ferramenta de crescimento. Essa mentalidade precisa ser transformada com urgência, visto que o planejamento contábil reflete a inteligência competitiva dos negócios. Quando bem executado, ele antecipa problemas, identifica oportunidades, sustenta decisões estratégicas e fortalece a perenidade do negócio”, elucida Toffanin.
“Em um país como o Brasil, onde as incertezas externas muitas vezes superam as internas, a empresa que domina seus números está um passo à frente. O planejamento contábil é, portanto, a ponte entre a gestão reativa e a gestão estratégica. Entre a sobrevivência e o crescimento sustentável”, finaliza o especialista.
Notícias Técnicas
Contribuintes devem revisar declarações e evitar penalidades severas até 30/09/2025
A Receita Federal esclareceu que é indevida a retenção de IRRF sobre honorários de sucumbência pagos a sociedades de advogados optantes pelo Simples Nacional
O entendimento responde à dúvida de um contribuinte prestador de serviços contábeis, optante pelo regime de caixa, sobre o tratamento tributário de valores a receber
Receita Federal esclarece, em soluções de consulta, quais percentuais devem ser aplicados no Lucro Presumido em diferentes atividades econômicas
Notícias Empresariais
O sol é mais do que uma fonte de luz: é um regulador do corpo, um potencial aliado contra doenças e até um “remédio natural” para a felicidade
Especialistas em negócios apontam 5 estratégias para reduzir o esgotamento emocional e manter times comerciais motivados diante de metas agressivas
Para governos, líderes empresariais e educadores, o desafio está em equilibrar inovação com responsabilidade, garantindo que a IA seja um motor de progresso
Empresas com área dedicada a ESG no Brasil chegam a 21%
Aprenda como inovar e impulsionar o crescimento, fidelizando clientes e maximizando o valor de vida útil das contas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional