Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Área do Cliente
Notícia
Digitalização recorde: pequenos negócios no Brasil atingem nível histórico em 2025
Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que o uso de computadores já é uma realidade para 76% do universo de empreendedores
A digitalização dos pequenos negócios no Brasil alcançou, em 2025, um nível histórico com o uso de computadores, aplicativos e internet. Segundo pesquisa do Sebrae, 76% dos empreendedores (MEI, micro e pequenas empresas) contam com computadores em suas atividades, o que representa um crescimento de seis pontos percentuais desde 2022, igualando o pico registrado há 10 anos.
O uso de aplicativos, softwares ou programas “integrativos” também cresceu, sendo adotado por 47% dos empreendimentos em 2025 (crescimento de 20 pontos percentuais em comparação com 2018). Já o acesso à internet está praticamente universalizado, com 98% dos empreendedores afirmando utilizar conexão própria ou de terceiros. O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta que a inovação é um caminho sem volta e que os pequenos negócios, em sua maioria, estão atentos ao universo digital.
"É possível acessar os produtos em qualquer parte do mundo. E os pequenos negócios sabem que precisam entrar neste mundo globalizado. A digitalização é fundamental para expandir os relacionamentos e ampliar oportunidades. O papel do Sebrae é apoiar esses negócios para que a falta de acesso aos meios digitais não seja uma barreira". (Décio Lima, presidente do Sebrae)
Digitalização por porte
A análise por porte de empresa revela que as Empresas de Pequeno Porte (EPP) lideram no uso de computadores, com 96%, seguidas pelas Microempresas (ME) com 92%, e pelos Microempreendedores Individuais (MEI), com 62%. Embora os MEI apresentem o menor percentual, foram eles que registraram o maior crescimento no período, passando de 55% (em 2022) para 62% (em 2025), evidenciando um movimento de formalização e inclusão tecnológica nesse segmento.
Quanto ao perfil dos donos de negócios, a pesquisa revela que homens (77%) e pessoas brancas (82%) apresentam, proporcionalmente, os maiores índices de uso de computadores. Entretanto, apesar de aparecerem em menor proporção (75%), foram as mulheres empreendedoras que registraram o maior avanço, com uma variação de nove pontos percentuais nos últimos três anos.
Maior número de computadores
Apesar de a maioria dos pequenos negócios ainda operar com poucos equipamentos, a pesquisa do Sebrae revela que, na média, houve um crescimento do número de computadores por empresa. A proporção de pequenas empresas com apenas uma máquina caiu de 55% (em 2022) para 47% (em 2025). Ao mesmo tempo, o percentual de empreendedores que contavam com três a cinco equipamentos saltou de 7% (em 2022) para 20% (em 2025), o que elevou a média de computadores por empresa de 2,4 para 2,8 equipamentos.
Aplicativos integrativos ganham espaço na gestão
O uso de aplicativos, softwares ou programas “integrativos” – aqueles que auxiliam na gestão de todas ou de boa parte das atividades do negócio – passou a ser prática de 47% dos empreendimentos em 2025. Esse percentual se manteve estável em relação a 2023, mas representa um salto significativo desde 2018 (quando a proporção era de 27%).
Novamente, as EPP (78%) e as empresas do setor do Comércio (53%) são os segmentos com os maiores índices de uso desses aplicativos. Quanto ao perfil do empreendedor, homens (49%) e pessoas brancas (51%) continuam na liderança entre os que mais utilizam aplicativos integrativos. Empreendedores com até 34 anos (57%) são os que mais utilizam esses recursos, e a escolaridade novamente se mostra um fator determinante, com os níveis mais altos apresentando maior uso, chegando a 61% entre aqueles com pós-graduação.
Internet: conectividade quase universal
Por fim, a pesquisa do Sebrae mostra que quase a totalidade dos empreendedores (98%) costuma utilizar a internet, um índice que se mantém elevado e estável ao longo dos anos, com 99% em 2022 e 98% em 2025. A vasta maioria (93%) acessa a internet via “conexão própria”, com apenas 11% utilizando internet de terceiros.
Em razão dessa universalização, não há diferenças significativas na forma de acesso à internet entre diferentes portes de empresas, setores, gêneros, raça-cor, orientação sexual, faixas etárias ou níveis de escolaridade, indicando que a conectividade é uma realidade amplamente difundida entre os pequenos negócios brasileiros.
Notícias Técnicas
Contribuintes devem revisar declarações e evitar penalidades severas até 30/09/2025
A Receita Federal esclareceu que é indevida a retenção de IRRF sobre honorários de sucumbência pagos a sociedades de advogados optantes pelo Simples Nacional
O entendimento responde à dúvida de um contribuinte prestador de serviços contábeis, optante pelo regime de caixa, sobre o tratamento tributário de valores a receber
Receita Federal esclarece, em soluções de consulta, quais percentuais devem ser aplicados no Lucro Presumido em diferentes atividades econômicas
Notícias Empresariais
O sol é mais do que uma fonte de luz: é um regulador do corpo, um potencial aliado contra doenças e até um “remédio natural” para a felicidade
Especialistas em negócios apontam 5 estratégias para reduzir o esgotamento emocional e manter times comerciais motivados diante de metas agressivas
Para governos, líderes empresariais e educadores, o desafio está em equilibrar inovação com responsabilidade, garantindo que a IA seja um motor de progresso
Empresas com área dedicada a ESG no Brasil chegam a 21%
Aprenda como inovar e impulsionar o crescimento, fidelizando clientes e maximizando o valor de vida útil das contas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional