Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
Área do Cliente
Notícia
Quem piscou primeiro foi Trump, diz especialista sobre EUA x China
Durante participação no WW, o professor Carlos Gustavo Poggio analisa a estratégia de "desacoplamento estratégico" dos EUA em relação à China e o impacto internacional
A disputa comercial entre Estados Unidos e China ganhou um novo capítulo, segundo análise do professor Carlos Gustavo Poggio, especialista em Ciência Política do Berea College.
Em sua avaliação, o presidente americano Donald Trump foi o primeiro a “piscar” neste embate econômico.
Poggio destaca que o objetivo estratégico dos Estados Unidos, intensificado na administração Trump, é o chamado “desacoplamento estratégico” da China. Essa abordagem visa reorientar as cadeias de produção americanas para reduzir a dependência de insumos chineses.
Impactos na economia e alianças
O especialista ressalta que, apesar da retórica de Trump sobre a desindustrialização americana, a economia dos EUA é fortemente baseada em serviços, setor que representa 80% dos empregos no país.
Neste campo, os Estados Unidos mantêm um superávit expressivo, fator que Trump teria ignorado em suas análises.
Um ponto crítico na estratégia de Trump, segundo Poggio, é o enfraquecimento das alianças internacionais dos EUA. O professor cita declarações do primeiro-ministro canadense e da chanceler alemã, que indicam um distanciamento desses aliados tradicionais em relação aos Estados Unidos.
A estratégia chinesa
Do lado chinês, Poggio observa uma abordagem de “paciência estratégica”. Pequim parece considerar Trump como um fenômeno passageiro e foca em estimular seu mercado doméstico, buscando reduzir a dependência das exportações no longo prazo.
A reversão de Trump em relação às tarifas é vista por Poggio como um reconhecimento de que enfrentar o mundo todo seria mais complexo do que inicialmente previsto. Isso levou o presidente americano a concentrar seus esforços na China.
O professor conclui que, embora ambos os países tenham “muita bala na agulha” nesta disputa, Trump foi o primeiro a recuar, indicando uma possível vantagem estratégica para a China neste momento do conflito comercial.
Notícias Técnicas
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Transformações, desafios e novas dinâmicas moldam o presente e o futuro das relações de trabalho no Brasil em meio a demissões voluntárias
Maio é último mês de declaração do imposto de renda, mas também temos outras obrigações à vista
Notícias Empresariais
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.