Nota Técnica 1.70 altera prazos, cria exceções e adiciona campos obrigatórios que impactam empresas e profissionais da contabilidade
Área do Cliente
Notícia
Quase metade dos pequenos negócios investe em propaganda paga na internet
Conclusão é de pesquisa do Sebrae, que aponta que o Instagram vem desbancando o Facebook como rede preferencial para alavancar as vendas
Um levantamento do Sebrae confirma o que muitos consumidores já percebem no dia a dia: cada vez mais, as empresas estão utilizando os meios digitais para vender produtos e serviços. E entre os empreendedores de pequeno porte não é diferente. Quase metade deles (48%) afirma que já pagou para fazer propaganda nas redes sociais ou em outros canais da internet, aponta a 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae. As micro e pequenas empresas (MPE) são as que mais investem nesse tipo de divulgação, com 59%; já entre os microempreendedores individuais (MEI), a proporção dos que dizem reservar parte dos seus recursos para promover as vendas no meio digital é de 39%.
O estudo indica ainda que a proporção de pequenos negócios que vende utilizando qualquer tipo de ferramenta digital mantém-se na casa dos 70%, analisando-se as três últimas edições da pesquisa. Neste levantamento mais recente, que entrevistou donos de pequenos negócios de todo o país no período de 25 de novembro a 17 de dezembro de 2024, setores como indústria alimentícia, serviços pessoais (como diaristas, cuidadores, chaveiro e profissionais de reparos, por exemplo), saúde, educação e economia criativa lideram o ranking das atividades que mais injetam recursos em propaganda paga nos meios digitais.
Outro recorte importante da Pulso mostra que a energia dos empreendedores está aplicada em um ambiente virtual em particular: o das redes sociais, com destaque para o Instagram que, com 60% da preferência dos entrevistados, ultrapassou o Facebook, cujo desempenho caiu de 40% para 34%, ficando em segundo lugar na lista de canal mais utilizado pelos empreendedores. O WhatsApp ainda é o favorito dos empresários, com 81% de votos na pesquisa. Cada entrevistado podia indicar mais de um canal que utiliza.
“Percebemos que o legado da pandemia é a digitalização das empresas. O Instagram aumentou a sua participação no e-commerce nos últimos três anos, passando na frente do Facebook, que detinha uma parte considerável dos empresários”, explica Kennyston Lago, analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae.
As plataformas digitais são um vasto campo de oportunidades. O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor nas compras on-line e o crescimento de soluções financeiras acessíveis impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos.
Kennyston Lago, analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae.
Como melhorar as vendas on-line
Para melhorar ainda mais a presença do pequeno negócio no ambiente digital, o Sebrae orienta investir em presença estratégica nas redes sociais, reforçar a logística das entregas para proporcionar uma experiência positiva ao cliente e manter-se sempre atualizado em relação às melhores práticas do mercado voltadas ao marketing, gestão e vendas.
O Sebrae garante o acesso a uma série de conteúdos que possibilitam ao pequeno negócio se inserir no mercado digital. São capacitações on-line, mentorias, consultorias e cursos voltados para a gestão de negócios digitais. Confira aqui.
Confira os principais dados 9ª edição da Pesquisa Pulso:
- 48% dos pequenos negócios (micro e pequenas empresas + MEI) já pagaram para fazer propaganda nas redes sociais ou na internet;
- 59% das micro e pequenas empresas investem recursos em divulgação on-line:
- 70% dos pequenos negócios vendem utilizando um ou mais tipos de ferramenta digital;
- WhatsApp (81%), Instagram (60%) e Facebook (34%) são os principais canais utilizados pelos empreendedores.
Notícias Técnicas
Passo a passo para pesquisar e garantir a legalidade de acordos trabalhistas
Medida é para impulsionar a migração dos municípios para o padrão nacional da NFS-e a partir de 2026
Secretário extraordinário da reforma ressalta que interpretar corretamente as novas regras fiscais é essencial para a estratégia das empresas
Descubra as diferenças, impactos na contabilidade e planejamento tributário, além dos riscos e oportunidades da transição
Notícias Empresariais
Mais do que perseguir resultados imediatos, empreender com foco em valor de longo prazo significa criar empresas que resistem ao tempo, inspiram confiança e deixam impacto positivo
Aprenda como aplicá-los na prática para maximizar resultados e se adaptar ao mercado
Empresas terão mais tempo para se preparar para a nova norma de gestão de riscos ocupacionais, incluindo os psicossociais
Levantamento do Sebrae aponta que linhas voltadas ao capital de giro e à compra de máquinas e equipamentos são as mais procuradas pelos empreendedores
A promessa é de um sistema mais simples e justo, acabando com a cascata de impostos que encarece tudo o que a gente consome
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional