Versão 11.3.2 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Trabalho Flexível: estratégia para atrair e reter talentos em 2023
Diante dessa nova regra imposta, os colaboradores estão dando sinais claros de estarem prontos para abandonar seu trabalho atual e buscar outra posição em empresas que mantenham, pelo menos, o trabalho híbrido e com mais flexibilidade.
É completamente compreendido e conhecido por todos que o mercado de trabalho sofreu impactos profundos com a pandemia de Covid-19 a partir de março de 2020.
O que é interessante analisarmos é que as mudanças e os impactos não param de acontecer, e as empresas e suas áreas de Recursos Humanos não sabem muito bem o que estão fazendo e o que devem fazer nesse cenário.
A tendência de fazer com que as pessoas voltem ao trabalho presencial de maneira obrigatória está trazendo impactos inesperados. As empresas sabiam que haveria impactos, mas não dimensionaram que seriam tão negativos.
De um lado, temos as lideranças desejando e acreditando que a produtividade aumente e a interação entre os colaboradores seja benéfica para o dia a dia; do outro, temos os colaboradores que, em sua maioria, reorganizaram toda a sua vida com base no trabalho remoto e no conforto que ele trouxe.
Diante dessa nova regra imposta, os colaboradores estão dando sinais claros de estarem prontos para abandonar seu trabalho atual e buscar outra posição em empresas que mantenham, pelo menos, o trabalho híbrido e com mais flexibilidade.
O sentimento dos colaboradores é de que as empresas que voltaram atrás e ordenaram o retorno ao trabalho presencial estão quebrando compromissos e demonstrando falta de clareza e sinceridade nos motivadores.
E também já é visível que as empresas que voltaram ao trabalho presencial todos os dias estão enfrentando problemas com a atratividade dos candidatos.
Essa tem sido uma das primeiras perguntas dos candidatos: como é o modelo de trabalho da empresa? Se ouvem que o modelo presencial é obrigatório, na maioria das vezes, já desistem de participar do processo seletivo, mesmo em situações onde pode haver um aumento na remuneração e na carreira.
Os valores pessoais mudaram. Antes, os profissionais buscavam principalmente a segurança que a empresa pudesse proporcionar e o pacote de remuneração. Com a adaptação forçada que a pandemia nos obrigou a enfrentar, passamos a buscar na flexibilidade e no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional o nosso porto seguro.
Hoje, a liberdade de atuar de maneira a organizar a vida pessoal e profissional, onde o ambiente do escritório não consome mais 8 horas do dia, além do tempo de deslocamento, tem um peso muito alto nas decisões das pessoas.
As relações também mudaram. As pessoas passaram a valorizar a conexão com suas famílias, com seus amigos que não viam há tempos, com a possibilidade de encaixar atividades físicas em sua rotina, buscar os filhos na escola e outras atividades que eram relegadas a segundo plano.
Isso tudo sem deixar de trabalhar e produzir, mas a forma de buscar e atingir resultados também mudou. Nunca se falou tanto em atingir resultados e em como mensurá-los.
O que motiva e engaja sofreu uma alteração brutal nesses anos recentes. Não podemos negligenciar isso e precisamos nos debruçar imediatamente sobre esses indicadores.
Para mim, é cada vez mais claro que o trabalho flexível veio para ficar. As empresas que abandonarem esse modelo estarão condenadas a perder muitos de seus talentos e a enfrentar dificuldades nas contratações. As atividades que podem ser exercidas de qualquer lugar precisam ser valorizadas, assim como os profissionais que conseguem trabalhar em qualquer ambiente.
Listo aqui alguns dos desafios de toda a gestão e da área de Recursos Humanos:
- Medir resultados de maneira eficiente;
- Reconhecer a alta performance;
- Lidar com as diferentes gerações e suas demandas;
- Manter as equipes integradas e bem comunicadas;
- Criar um ambiente de confiança;
- Atentar-se à saúde mental dos colaboradores;
Celebrar encontros, entre outros. As empresas têm, neste momento, a oportunidade de rever suas políticas, avaliar o que está sendo feito por meio de benchmarking e, sobretudo, ouvir seus colaboradores.
Quem conseguir manter seus colaboradores engajados sairá na frente e, por consequência, terá melhores resultados.
Notícias Técnicas
RFB disponibilizou informações para que mais de 700 mil empresas preencham a ECF até esta quinta-feira 31
A RFB publicou a Solução de Consulta COSIT nº 116/2025, que trata da vedação à compensação de prejuízos fiscais do IRPJ e da base de cálculo negativa da CSLL
Nova lei institui programa nacional com foco em atenção integrada, pesquisa e inclusão de pessoas com fibromialgia e condições semelhantes
Estudo aponta que mudanças elevam carga e complexidade para 18 milhões de empresas no Brasil
Notícias Empresariais
Negócios são feitos por pessoas. E pessoas sentem. Compreender esse fato e usá-lo de forma estratégica é o que diferencia gestores comuns de líderes que constroem empresas duradouras
Técnica criada por neurocientista ajuda líderes e profissionais a lidarem melhor com imprevistos e crises do dia a dia
Mais do que criar um currículo online, veja como atrair conexões, convites e propostas por meio da plataforma
A inteligência artificial está causando um impacto significativo em muitos tipos de empregos especialmente nas posições de entrada e, em particular, naquelas que se beneficiam do uso da automação
Entenda os riscos de planilhas Excel e saiba como um sistema de gestão eficiente pode evitar perdas e atrair investimentos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional