Órgão vai notificar os aposentados e pensionistas que podem ter sido prejudicados pela fraude na próxima terça-feira (13). Segurados deverão reconhecer se autorizaram o desconto ou não
Área do Cliente
Notícia
Gestão visual aumenta em 30% a produtividade das empresas
Saiba o que é gestão à vista, seus benefícios e métodos mais utilizados no mercado atualmente.
Quem disse que os “antigos” não tinham razão quando falavam: “Uma imagem vale mais que mil palavras” ou “Será preciso desenhar para entender”? Não há discussão, somos seres visuais! A "Teoria da Dupla Codificação", de Allan Paivio prova isso. Famoso professor e psicólogo, ele afirmou, ainda na década de 1970, ser possível, como impulso ao aprendizado, ampliar o material de estudo por meio de imagens visuais. Assim, sua teoria comprovou que pelo menos 75% da nossa aprendizagem só é possível através da informação visual, além de que o ato de ver algo ajuda na fixação do conteúdo em mais de 50%.
Dessa forma, a teoria é, hoje, aplicada na prática através de um processo chamado gestão à vista, em diversos ambientes, sejam eles acadêmicos, empresariais ou industriais. Na maioria das vezes são utilizados para isso quadros visíveis a todos, que apresentam indicadores de desempenhos ou ajudam nas tarefas do dia a dia.
E por ser tão eficiente, a comunicação visual tem se tornado cada vez mais uma ferramenta estratégica nos negócios seja qual for o tamanho da empresa. “Uma empresa precisa ser e estar organizada, organização possibilita eficiência e eficiência garante mais rentabilidade”, informa Carolina Wolfart Hartmann, diretora de marketing da Isoflex - empresa que há 30 anos desenvolve itens para Gestão Visual.
ITENS DE GESTÃO VISUAL
São inúmeras as ferramentas que garantem uma Gestão Visual eficiente: pastas para colocar padronização de procedimentos, organizadores de documentos, quadros para organização de tarefas e avisos ou ainda para controle de produção, até grandes displays de organograma ou planejamento. Entre os mais utilizados estão:
- Quadro Monitoramento de Indicadores: Utilizado para gerenciar e visualizar o andamento das métricas. Possui seis indicadores diferentes para o acompanhamento da produção com os gráficos de indicadores diários. É possível personalizar de acordo com a necessidade da empresa;
- Quadro 5W2H: A ferramenta 5W2H é uma lista de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas por todos os envolvidos em um projeto. Ele tem como função definir o que será feito, por que, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará. Embora sigam alguns padrões, os artigos de Gestão à Vista podem ser personalizados de acordo com a atividade e a necessidade de cada empresa
- Pastas de procedimentos: Diversas indústrias e empresas fazem da gestão à vista uma aliada na organização, além de aumentar a produtividade de pessoas, equipes e também da empresa.
BENEFÍCIOS DA GESTÃO VISUAL
A Gestão à Vista traz melhorias em diversos aspectos da empresa, como, por exemplo, no desempenho da equipe. Segundo a diretora da Isoflex, utilizar a gestão à vista em escritórios e empresas é colocar em evidência para todos o status de indicadores estratégicos que contribuirão de forma eficiente para o engajamento da equipe; clareza dos profissionais quanto aos processos e metas; compartilhamento de resultados; identificação de problemas; e, claro, nas tomadas de decisões.
“Ali, aos olhos de todos, graças a gestão à vista, o próprio colaborador enxerga determinada situação e age de forma proativa, não necessitando aguardar que o gestor ou administrador identifique algum problema’’, explica a executiva.
Além disso, é muito importante lembrar da otimização dos recursos. Não se trata apenas de redução quanto aos equipamentos de almoxarifado ou escritório, mas, também, em relação à questão do tempo. Isso é possível porque os profissionais conseguem acompanhar as metas de forma macro, interagir melhor com outros setores e lidar melhor com o andamento de cada projeto, tornando mais eficaz o cumprimento de prazos.
Utilizar a gestão visual pode aumentar a produtividade das empresas em até 30%, como conta Carolina Wolfart Hartmann: "Um estudo realizado em conjunto com uma grande marca de concessionárias, especificamente em oficinas mecânicas, revelou um aumento de produtividade de 30% por conta da organização de documentos e fluxo de trabalho. Muitas vezes as empresas trabalham com pilhas de papel, perdendo tempo na busca desses arquivos. Tudo é mais fácil e eficaz quando está disponível de forma visível e organizada".
Notícias Técnicas
Conforme a proposta, a base de cálculo atual, de 32% sobre o faturamento bruto, cai para 8% (IRPJ) e 12% (CSLL) no caso das clínicas legalmente organizadas, inclusive sob a forma de sociedade simples
Segundo o instituto, esse valor é referente às mensalidades de abril que, mesmo após o bloqueio, foram descontadas por sindicatos e associações, porque a folha do mês já havia sido rodada
Entidades com denúncias de assinatura falsa em adesão e ligadas a lobista investigado não foram alvo de ação da AGU no caso da farra do INSS
Nessa comparação, 10 das 24 atividades industriais tiveram diminuição de preços. O acumulado no ano foi de -0,59%, enquanto o acumulado em 12 meses ficou em 8,37%
Notícias Empresariais
Iniciativa foi apresentada durante o segundo dia da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília (DF)
Para exportadores, alta foi 'grande surpresa'. Rebanho bovino dos EUA caiu, mas demanda por carne é alta.
Prazo será finalizado em 15 de maio. O objetivo da ação é reconhecer e celebrar as realizações excepcionais de mulheres empreendedoras em todo o mundo.
O custo nacional da construção, por metro quadrado, passou de R$ 1.810,25 em março, para R$ 1.818,64 em abril, sendo R$ 1.046,66 relativos aos materiais e R$ 771,98 à mão de obra
Entre as condutas consideradas discriminatórias está a não aceitação do nome social da empregada
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional